Relaxados

Fundado em 1930, hoje nosso tradicional coirmão, o Grupo dos Relaxados, formado por intelectuais e acadêmicos da época, foi sempre um Bloco de presença marcante pelos anos afora em nossos carnavais. Estarão completando em 2020, 90 carnavais. Com sua retumbante passeata, a exemplo da passeata dos "Bixos", de Porto Alegre, o seu quadro humorístico, foi apresentado na praça atravéz da Rádio Mugango, principalmente, ecoando os versos candentes de sua marcha de guerra: "Dentro da Vila de Lavras/Nunca se viu coisa igual/Um grupos de Relaxados/Ser o Rei do Carnaval, foi ele o precursor do carnaval de rua de nossa cidade.
Já no primeiro carnaval, os "Relaxados" apresentaram um Quadro Humorístico em versos, no qual invocavam a proteção de Santaninha do Faxinal como sua madrinha, tradição essa que permanece até hoje. Faziam ainda a leitura de um bestialgico, o qual pontificava a figura do Dr. Petit Pois, vivido por Darcy Brito. No segundo ano de carnaval, surgiu a Rádio Mugango. Eram seus locutores Osvaldo F. Rodrigues e José Brasil Teixeira.
Hoje, o Grupo dos Relaxados é considerado o Bloco mais antigo do Brasil(e porque não dizer do mundo) em atividade.

Texto extraído do livro de Mário Antônio Luchinger Teixeira "45 Carnavais" e "Lavras do Sul - Na bateia no tempo" de Edilberto Teixeira.

Outros blocos

BLOCO ZIGUE-ZAGUE No ano seguinte, em 1931, um grupo de foliões, liderado pelo Cap. Jonathas Cunha, saiu às ruas ostentando a bandeira "Zigue-Zague". Era a rainha deste bloco a senhorita Gelsa Bulcão e, entre outros componentes, Suely La-Rocca, Ary Ramos, Teresa La-Rocca, Clóvis Cachapuz, Lígia Bulcão, Adib Chedid e Lúcia Bulcão.



BLOCO 30 DE JANEIRO (30J) Esse Bloco surgiu de um "assalto carnavalesco" que alguns amigos do Sr. Belmiro Guterres lhe foram fazer por ocasião de seu aniversário, em sua residência "O Paraízo". Era dia 30 de Janeiro e, como estava perto do carnaval, concordaram em fundar o bloco, formado de casados e solteiros, sem fantasia definida. Para Rainha, foi escolhida a Srta. Olenka Gomes.



BLOCO MALMEQUER Este Bloco, ao que parece, foi posterior ao "Zigue-Zague", formado só de mulheres casadas, fundado pela Sra. Sarita Cunha.



BLOCO DESACATO Bloco formado exclusivamente por moças. Presume-se que seja anterior ao "Zigue-Zague". Muito pouco se sabe sobre esse bloco. Parece ter sido fundado pela Srta. Maria José filha de Dna. Benigna.



BLOCO DAS GAROTAS Fundado em 1937, foi um dos Blocos que enganou o tempo e persistiu pelos carnavais de Lavras. Alguns anos depois de fundado, aderiu simpaticamente ao "Grupo dos Relaxados".



BLOCO DAS MARIMBAS Por volta de 1935 a 1936, um grupo de moças, entre as quais Maria Rita Soares, Maria Amélia Soares, Leda Severo, Nancy Ribas, Lavínia Ribas e Tereza Soares fundaram o "Bloco das Marimbas". Esse bloco, de tantas tradições, anos mais tarde, aderiu ao "VAI DE QUALQUER GEITO".



BLOCO DEIXA MÁGOAS Em 1937, o "Bloco do Zigue-Zague" já não existia mais, só restavam blocos de moças, de casados, de solteiros e lógicamente, o "Grupo dos Relaxados", único formado por rapazes solteiros. "Os Relaxados" aplicavam uma política dura para aceitar novos componentes. Era condição única que fossem intelectuais ou acadêmicos.
Com isso, uma grande parte da mocidade de Lavras ficava sem opção. Foi então que, nesse ano (1937), resolveram fundar o "Deixa mágoas".



BLOCO VIRA LATA Fundado em 1982, cujo 1º presidente foi Jorge La-bella e a 1º Rainha, Sandra Helena Meyer Teixeira, a criação deste bloco deveu-se a dispersão por parte dos jovens dos Blocos "Os Relaxados" e "VAI DE QUALQUER GEITO". Hoje é considerado um dos blocos mais ativos dentro de Lavras, com mais de 400 camisetas no carnaval 2002.



BLOCO OS PIRATA Fundado em 1993, cujo 1º presidente foi Mário Delabary é considerado hoje um dos Blocos que mais cresce e anima as noites de carnaval de Lavras.

Texto extraído do livro de Mário Antônio Luchinger Teixeira "45 Carnavais" e "Lavras do Sul - Na bateia no tempo" de Edilberto Teixeira, com adaptações do Webmaster.


Home | Fotos | Historia | Hinos | Lavras do Sul | Outros Blocos

Copyright © 2009 Vai de Qualquer Geito. Todos os direitos reservados
Lavras do Sul/RS